Loading...

Meu emprego,
um portal para
o trabalhador


Todos os programas e serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo destinados ao trabalhador estão aqui!

Cursos gratuitos de qualificação profissional, programas que conectam vagas abertas com cidadãos em busca de emprego, serviços, legislação, notícias, ações de Prefeituras e do Governo do Estado.

Secretaria de desenvolvimento econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce um papel fundamental para a retomada do crescimento econômico do Estado, e trabalha para atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo e a empregabilidade, a inovação tecnológica, além de oferecer qualificação profissional de acordo com as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho.

Saiba mais

NOSSOS PROGRAMAS

Cursos virtuais, remotos e presenciais para jovens e adultos, de acordo com a demanda do mercado de trabalho de cada região. São realizados em Escolas Móveis ou salas de aula disponibilizadas pelo estado, município ou organizações locais.

Cursos on-line na área de TI para maiores de 16 anos. São 4 trilhas formativas desenvolvidas com empresas parceiras nas áreas de ciência de dados, programação e desenvolvimento. Também oferece conteúdo de empreendedorismo, junto com o Sebrae.

Qualificação profissional para desenvolver a criatividade de forma inovadora e empreendedora. O objetivo é contribuir com a geração de emprego e renda nas áreas de moda, design, audiovisual e artesanato. Módulo de empreendedorismo oferecido em parceria com o Sebrae.

Cursos técnicos para alunos do Ensino Médio das escolas estaduais nas modalidades: Integrado, Expresso, Virtual e Móvel. Oferecidos pelas ETECs, FATECs e Centro Paula Souza. O conteúdo dos cursos atende demandas do mundo do trabalho e da vida fora da escola.

Cursos técnicos para alunos do Ensino Médio das escolas estaduais nas modalidades: Integrado, Expresso, Virtual e Móvel. Oferecidos pelas ETECs, FATECs e Centro Paula Souza. O conteúdo dos cursos atende demandas do mundo do trabalho e da vida fora da escola.



O Minha Chance customiza cursos de qualificação profissional para atender demandas de empresas e do mercado de trabalho. A empresa se cadastra e declara sua necessidade de mão de obra qualificada. Com as informações, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico avalia a possibilidade de formação na região indicada e com o conteúdo proposto, levando em conta o potencial de absorção da mão de obra pelas empresas da região.

Oferece capacitação nas áreas de beleza, moda, construção civil, gastronomia, hospitalidade, informática e programação. O objetivo é criar oportunidades para pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Presente em 368 municípios, a instituição administra 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com mais de 322 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos. O Centro Paula Souza também é um dos principais fornecedores dos cursos rápidos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Estado de São Paulo